Vacinação contra a Gripe Influenza: mais da metade do público-alvo é vacinado na primeira semana

Iniciada no último dia (23), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza já atingiu 53% do público-alvo da primeira etapa (idosos e profissionais de saúde) na primeira semana em Águas Vermelhas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% do público-alvo.

Para evitar a aglomeração e o deslocamento dos idosos – considerado grupo de risco para o covid-19 -, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a vacinação nas residências. Seguindo um cronograma priorizando os grupos de risco, atendendo a todas as localidades do Município, tanto na zona urbana, quanto na rural.

A vacinação está sendo realizada no Município de acordo com a disponibilização dos lotes pela Gerência Regional de Saúde (GRS). Os dois primeiros lotes de vacinas recebidos pelo Município foram esgotados na semana passada. O terceiro lote foi recebido na tarde de ontem (30) e, na manhã de hoje (31), as vacinações já foram retomadas.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Luzia Fernanda, a adesão no Município está sendo muito grande, uma vez que a vacinação está sendo realizada nas residências. “É importante ressaltar que todo o público-alvo será vacinado. Portanto, calma neste momento é fundamental”, explica.

A Campanha Nacional contra a Gripe Influenza se estenderá até o dia 22 de maio. Sendo que a primeira fase será até o dia 15 de abril. A etapa seguinte terá início no dia 16 de abril e irá vacinar doentes crônicos, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com idades entre 55 e 59 anos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.