Secretaria de Assistência Social promove I Encontro do Programa Criança Feliz no distrito de Itamarati

0

A Secretaria de Assistência Social promoveu na manhã desta quarta- feira (27) o 1º Encontro do Programa Criança Feliz no distrito de Itamarati.  O evento visou promover a integração social além de oficializar a implementação do Programa no distrito.

O Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal que visa ampliar a rede de atenção e o cuidado integral  durante  a primeira infância. O Programa promove através de visitas domiciliares o desenvolvimento integral de crianças por meio de ações que envolvem áreas como assistência social, saúde, cultura, direitos humanos e educação.  No início do mês de janeiro deste ano o Programa, que já atendia a cem famílias em Águas Vermelhas, passou a atender a mais cem na zona rural, sendo que destas, 24 estão no distrito de Itamarati.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Nayara Araújo, a ampliação do serviço no município se deu por razão do cumprimento da meta estipulada pelo Ministério da Cidadania que estabelece mínimo de 90% de atendimentos domiciliares. “É muito gratificante essa ampliação uma vez que isso significa que o serviço foi executado no Município com muita eficiência nos anos de 2017 e 2018”, explica. Ela reitera que essa extensão do atendimento para o distrito de Itamarati possibilitará que sejam implantadas na localidade Políticas Públicas de Primeira Infância”, explica.

Grávida de oito meses, Maria Dias, diz que desde que passou a receber as visitas dos profissionais do Programa, tem notado o aumento de vínculos tanto familiares quanto entre as participantes. “As profissionais estão sempre dispostas a tirar dúvidas, fazendo o devido encaminhamento para a Unidade de Saúde, além de orientar tanto as mães que já têm filhos, quanto àquelas de primeira viagem, proporcionando uma educação continuada. Sou sempre bem assistida e orientada”, afirma.

Segundo a supervisora do Programa, Rhonda Ferraz, “o distrito de Itamarati é uma das áreas mais carentes do Município de Águas Vermelhas e, por este motivo, precisa de um olhar especial. O Criança Feliz trabalha em parceria com outras redes para prestar um atendimento completo”, conta.

A supervisora reitera que em apenas dois meses é explicito o desenvolvimento das crianças, bem como a maneira como o incentivo a jogos didáticos têm refletido na personalidade delas. “Várias mães relatam que houve a aproximação delas com os filhos por meio das brincadeiras. Muitas delas desconheciam a importância de se brincar com o seu filho”, finaliza.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade