Saiba como se prevenir das hepatites virais

Hoje, dia 28 de julho, é o dia mundial de combate às hepatites virais. A data tem como objetivo incentivar o combate às inflamações no fígado causadas por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

As hepatites virais são doenças causadas principalmente pelos vírus A, B e C e podem se tornar crônicas, evoluindo para situações graves como cirrose e câncer do fígado. A doença nem sempre apresenta sintomas, mas quando estão presentes os mais comuns são: cansaço, dor abdominal, enjoo, febre, pele e olhos amarelados, tonturas, vômitos, dentre outros.

A prevenção é feita com a vacinação, para as hepatites A e B. Já para a hepatite C não existe vacina, devendo ser adotadas algumas medidas preventivas gerais como: não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar; escovas de dente; material de manicure e pedicure, confecção de tatuagem e colocação de piercings e a utilização de preservativo em todas as práticas sexuais.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza gratuitamente tanto o preservativo, quanto a vacina contra a hepatite B nas Unidades Básicas de Saúde. Já os testes rápidos de hepatites B e C estão disponíveis na Rede Municipal de Saúde para gestantes e os seus parceiros e, em outras situações caso exista a indicação médica. O diagnóstico precoce ajuda no tratamento e evita que o problema se agrave. Mas, a prevenção ainda é o melhor remédio.