Prefeitura realiza ações da campanha do Outubro Rosa ao longo deste mês

0

A Prefeitura de Águas Vermelhas, por meio da Secretaria de Saúde, realizou ao longo deste mês uma programação especial voltada para a campanha internacional Outubro Rosa, que visa o estímulo à luta e prevenção contra o câncer de mama. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o município foram realizadas ações educativas como: palestras temáticas; testes rápidos de HIV; Sífilis, Hepatites B e C; orientações acerca do autoexame; além de tratamentos estéticos.

A orientação dos especialistas é que mulheres com idades entre 50 e 69 anos procurem fazer a mamografia a cada dois anos. Fora da faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para quem apresenta sinais ou sintomas da doença, como nódulo, retração do mamilo ou possuam histórico familiar. Quanto ao câncer de colo de útero, a orientação é que seja realizado o preventivo em todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual.

De acordo com a coordenadora de Atenção Primária, Lucinete Vieira, o Outubro Rosa tem como objetivo principal alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero, além de orientar acerca dos tratamentos. “Essas ações educativas visam divulgar sinais e sintomas da doença, incentivando a mulher a se tocar e observar o próprio corpo”, explica.

Através da Secretaria de Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), são ofertados gratuitamente exames preventivos de câncer do colo de útero (Papanicolau), mamografia, ultrassonografia das mamas e, em casos mais avançados, mastectomias, cirurgias conservadoras, reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos.

Para mais informações dirija-se à UBS mais próxima ou entre em contato através do telefone: (33) 3755-1543.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade