Prefeitura promove encontro com agricultores familiares para apresentação de linhas de crédito do Agroamigo

A Prefeitura de Águas Vermelhas promoveu na manhã desta quarta-feira (2), no salão de evento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, um encontro com agricultores familiares do município de Águas Vermelhas. O evento teve como objetivo promover apresentação das linhas de crédito do programa Agroamigo, vinculado ao Banco do Nordeste. Além disso foram feitas propostas de elaboração de projeto para o Banco para quem pretende renovar o pedido de empréstimo.

O chefe do departamento de Agricultura, Jonathan Antunes, explica que quem já pediu empréstimo no Banco pelo Agroamigo e já quitou todas as parcelas nos anos de 2018 ou 2019 já pode renovar o pedido automaticamente. “O Banco liberou a contratação de empréstimos novos. Nesse caso, serão selecionadas comunidades sem agricultores inadimplentes e será feito o cadastro para solicitar o empréstimo. Por isso é fundamental que os pagamentos sejam realizados em dia”, ressaltou.

No ano de 2018, a Prefeitura de Águas Vermelhas fechou parceria com o Banco do Nordeste com o intuito de impulsionar a sustentabilidade dos empreendimentos rurais, propiciar a inclusão financeira dos agricultores e a redução de desigualdades, por meio do Agroamigo. A finalidade da parceria é proporcionar financiamentos de projetos de crédito rural, beneficiando pequenos e médios produtores dos setores de pecuária e agricultura, com ênfase na agricultura familiar.

O Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste que visa melhorar o perfil social e econômico de agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).