Prefeitura e CMDCA empossam novos conselheiros tutelares

Na manhã desta sexta-feira (10), a Prefeitura de Águas Vermelhas e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) deram posse aos cinco novos conselheiros tutelares que atuarão no quadriênio 2020-2023.

Durante a posse, que contou com a participação dos eleitos; familiares; membros da sociedade civil e representantes da equipe gestora do Governo Municipal; a presidente da comissão organizadora e membro do CMDCA, Rhonda Ferraz, enfatizou a importância do trabalho dos conselheiros tutelares que tem como causa a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Já a secretária de Assistência Social, Nayara Araújo, parabenizou os conselheiros eleitos e ressaltou a importância de que o trabalho seja realizado em conjunto com as diversas entidades da sociedade. “É fundamental que o trabalho seja realizado em rede para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes elencados nas legislações vigentes”, destacou.

A escolha dos conselheiros se deu por eleição direta, que aconteceu em 06 de outubro de 2019 em todo território nacional.

Missão do conselheiro: Cabe ao conselheiro tutelar zelar para que as crianças e os adolescentes tenham acesso efetivo aos seus direitos. Ou seja, cada um tem o encargo social de fiscalizar se a família, a comunidade, o Poder Público e a sociedade em geral estão assegurando com absoluta prioridade a efetivação dos direitos da categoria, cobrando de todos que cumpram com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com a Constituição Federal.