Outubro Rosa: O Diagnóstico Precoce Pode Salvar Vidas

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 90 . A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico precoce e  de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras.
É causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor.
A doença pode apresentar diversos sintomas, mas também pode ser assintomática. É importante, portanto, que a mulher conheça bem o seu corpo e possa analisar com frequência qualquer alteração nas mamas e procurar o médico ao notar alguma anormalidade.
De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles que podem ser mudados com a adoção de hábitos saudáveis, exames de prevenção e auto exames.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece gratuitamente exames preventivos de câncer do colo de útero (Papanicolau), mamografia, ultrassonografia das mamas e, em casos mais avançados, mastectomias, cirurgias conservadoras, reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos.

Para mais informações, dirija-se à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência ou entre em contato através do telefone: (33) 3755- 1543.