Sobre

SÁBADO (18) FOI O DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO EM ÁGUAS VERMELHAS

Veja na integra tudo sobre essa notícia.

SÁBADO (18) FOI O DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIE...

No último sábado (18) foi o Dia D da campanha nacional de vacinação contra sarampo e poliomielite. Todas as unidades de saúde com salas de vacinação do município de Águas Vermelhas estiveram mobilizadas para a vacinação de crianças e a atualização das cadernetas de pessoas de demais faixas etárias. A Secretaria Municipal de Saúde montou, também, um estande da saúde com uma programação voltada para o entretenimento do público infantil, além de tirar dúvidas e orientar acerca da imunização.

A enfermeira Marilane Matos explica que a redução da procura pela imunização tem feito com que muitas doenças  voltem ao cenário nacional. Ela reitera que ações como o estante da saúde visam trabalhar a educação e a saúde e chamar a atenção da população. “As pessoas têm que entender que a vacinação têm tarefas de ambos os lados. Dos pais que devem ter a responsabilidade de levar os seus filhos e dos profissionais de saúde, que possuem a responsabilidade de informar à população”.

A Secretária Municipal de Saúde, Valéria Lacerda destaca  a importância de atrair o maior número de crianças possível para serem vacinadas já que a circulação de notícias falsas acerca da ineficácia das vacinas têm feito com que a procura pela imunização seja cada vez menor. “Vacinar é a única maneira eficaz de prevenir  diversas doenças”, garante.

A mãe de um bebê de nove meses, Sueli Souza, levou a criança para se vacinar pela segunda vez e conta que considera fundamental a vacinação, uma vez que previne diversas doenças. “Esse tipo de evento chama a atenção dos pais para que tragam as suas crianças para se vacinarem, pois destaca a  necessidade de vacinação tanto de crianças, quanto de adultos”. Já o comerciante Uelton Luz aproveitou a ocasião para atualizar o seu calendário vacinal. “Não me vacinei antes, tanto por falta de oportunidade, quanto de informação. Essa é uma boa oportunidade”, afirma.

Para a coordenadora de Vigilância e Saúde Luzia Fernanda das Virgens, a procura pela vacinação no dia D foi bastante satisfatória e a campanha ultrapassou a meta estipulada para o período, tanto para a poliomielite quanto para o sarampo. “A campanha foi um sucesso. Tivemos muitas crianças e adultos procurando pela atualização de suas cadernetas vacinais em todas as salas de vacinação do município”, relata.

Quem não se vacinou tem até o dia 31 de agosto para procurar uma unidade de saúde mais próxima e se imunizar.  Para mais informações acerca da vacinação acesse: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vacinareproteger/