Sobre

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL REALIZA II EDIÇÃO DO ARRAIÁ DO CAPS


Veja na integra tudo sobre essa notícia.

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL REALIZA II EDIÇÃO DO ...

O Centro de Atenção Psicossocial realizou, no último dia (20), a II edição do Arraiá do CAPS. O evento, que ocorreu na sede da instituição, contou com  quadrilha, ornamentação, comidas e vestimentas típicas das festas juninas.

A comemoração visou celebrar o São João, além de promover a socialização entre os membros do CAPS, contando com a participação não só de funcionários e pacientes, como de familiares e amigos  de pessoas ligadas à instituição.

De acordo com a coordenadora do CAPS, Joyce Evangelista, esse evento, além de resgatar a tradição junina, promove a integração dos pacientes por meio de atividades lúdicas. “Ver os usuários que carregam em si o sofrimento psíquico, tendo acesso à cultura e se interagindo é a maior recompensa de toda a equipe do CAPS. Ficamos muito alegres de ver a felicidade estampada no rosto de cada um deles. E, além disso, podemos comprovar que o paciente com transtorno mental pode se socializar e mostrar que o tratamento vai muito além da medicação”, comemora.

O que é CAPS?

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)  é um local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais e necessitam de atenção diária. Essas instituições visam substituir os manicômios e seus antigos métodos de tratamento. Assim, oferecem atendimentos e cuidados diversos, contando com uma equipe multiprofissional, além de atividades lúdicas e multiculturais, objetivando a reinserção social do indivíduo.

Em Águas Vermelhas o CAPS foi implementado em 2016, classificado como CAPS tipo I, direcionado para adultos, visando prestar atendimento a pacientes psiquiátricos. Contando com profissionais de diversas áreas, a instituição possui: psiquiatra, enfermeiro, assistente social, psicólogo, técnico educacional, artesão, técnico de enfermagem e fisioterapeuta, além de uma estrutura exclusivamente voltada para o tratamento diferenciado dos pacientes.