Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo é prorrogada até 31 de agosto

0

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo foi prorrogada até 31 de agosto. Para se vacinar, as pessoas com idades entre 20 e 49 anos devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas residências portando a caderneta de vacinação e o cartão o Sistema Único de Saúde (SUS). E não se esqueça das medidas de prevenção contra o coronavírus: faça a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, use máscara, evite aglomerações e mantenha a distância mínima de um metro e meio com relação às outras pessoas.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Luzia Fernanda, explica que não existem casos de sarampo no município de Águas Vermelhas. Contudo, é fundamental que a população procure a UBS mais próxima e se imunize. “Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como a cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito”, explica.

O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus do gênero Morbillivirus, sendo o ser humano o seu único hospedeiro natural. A sua transmissão pode ocorrer diretamente, de pessoa para pessoa, por meio do contato com as secreções nasofaríngeas ou através de gotículas que estejam no ar e que contenham partículas virais. A vacinação é a única forma de prevenção.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade