Barreiras sanitárias: mais uma ação da Prefeitura para o combate e enfrentamento ao coronavírus

Ações de prevenção, combate e contenção do novo coronavírus (covid-19) têm sido intensificadas em Águas Vermelhas e também nos seus limites. Desde o mês de abril, a Prefeitura criou barreiras sanitárias nas saídas do município com a finalidade de controlar o fluxo de pessoas, além de orientar acerca de medidas de prevenção contra a Covid-19.

Ao longo dos últimos meses, as ações da Prefeitura têm sido intensificadas em Águas Vermelhas para o combate e enfrentamento ao coronavírus no município. De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Luzia Fernanda das Virgens, as barreiras sanitárias têm como finalidade a realização da fiscalização do fluxo de pessoas no município. “Essa ação é de extrema importância para a prevenção do coronavírus, uma vez que realiza a triagem de todos os que entram no município para que o monitoramento possa ser feito em tempo real”, explica.

Na abordagem, ocorre a medição da temperatura das pessoas e, em caso de febre, o indivíduo é encaminhado para o atendimento médico no serviço local de saúde. São obtidas, também, informações pessoais como nome, telefone, endereço, número da placa do veículo, hora de entrada e saída e o objetivo da vinda à cidade. Para quem estiver voltando de localidades com o alto número de casos confirmados do novo coronavírus é solicitado que se assine o termo de responsabilidade e a pessoa deverá permanecer em quarentena por oito dias, sendo monitorada pela equipe de Vigilância em Saúde.

Até o momento, foram confirmados 25 casos de Covid-19 no município de Águas Vermelhas e todos já foram curados. A última notificação de um caso confirmado da doença ocorreu no dia 3 de julho.