Águas Vermelhas adere ao plano Minas Consciente

O prefeito Valdecy José de Souza assinou o Decreto Municipal 1.537 (de 28 de julho de 2020), com a adesão de Águas Vermelhas ao “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”, plano do governo do Estado para enfrentamento ao Coronavírus com regras para a flexibilização das atividades comerciais.

O Minas Consciente foi aprovado pela Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 nº 39, de 29 de abril de 2020. O plano de governo traça diretrizes para prefeitos, empresários e toda a população. A Prefeitura se compromete a atender todos os termos do plano estadual, mantendo a devida fiscalização para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários.

Outras atribuições do Município são observação e divulgação de eventuais alterações, atualizações e suspensões no Plano Minas Consciente; e o acompanhamento do cenário epidemiológico e assistencial da Covid-19 analisados pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, a partir dos dados gerados pela Secretaria Municipal de Saúde. O município de Águas Vermelhas, no momento, aparece na 2ª fase do plano, na linha amarela, onde são permitidos serviços não essenciais.

O Decreto Municipal 1.537 também determina que os empresários estejam cientes das condições e diretrizes do Minas Consciente. Eles devem continuar adotando todos os protocolos de combate à Covid-19 relativos aos funcionários e clientes, mantendo fixado na entrada dos estabelecimentos a relação dos procedimentos necessários para conter a disseminação do vírus.

Plano Minas Consciente

O plano “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo” orienta a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do estado. A proposta, criada pelo Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES-MG), sugere a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, tendo em vista a necessidade de levar a sociedade, gradualmente, à normalidade, através de adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários, que garantam a segurança da população.

Para mais detalhes acerca do plano, acesse: https://www.mg.gov.br/minasconsciente/entenda-o-programa