Secretaria Municipal de Saúde irá realizar teste rápido de leishmaniose em cães de Águas Vermelhas

A Secretaria Municipal de Saúde irá testar a sorologia de leishmaniose em cães de Águas Vermelhas a partir da próxima quarta-feira (27). A equipe de endemias irá realizar o mutirão de testes, passando em todas as casas da cidade, começando pelo bairro Recreio da Vista.  A atitude se deve ao alto índice de casos da doença na região.

O teste rápido será realizado e caso o resultado seja positivo, o cão será encaminhado para o exame definitivo. Constatando-se a sorologia da amostra o proprietário terá que assinar um laudo comprometendo-se a realizar o tratamento ou o cão deverá ser sacrificado, além disso, serão dadas informações a respeito de prevenções. De acordo a coordenadora de endemias e vigilância sanitária, Vanderleia de Almeida, os testes têm a finalidade de constatar e prevenir a doença, bem como reduzir os riscos de transmissão por vetores contaminados.

A leishmaniose é uma doença infecciosa não contagiosa, causada por parasitas do gênero leishmania, transmitida através da picada do inseto conhecido como ‘mosquito palha’ e afeta, principalmente, os cães, além de gatos, animais silvestres e humanos. Nos cães de estimação, a doença é conhecida como Leishmaniose Visceral Canina (LVC) e tem como sintomas o emagrecimento, perda de pêlos, fraqueza, feridas, gânglios inchados, crescimento exagerado das unhas, anemia, crescimento do fígado, dentre outros. O diagnóstico final da doença só pode ser feito por um médico veterinário, que realizará exames de sangue e citológicos a partir de pequenas amostras de tecidos.