Secretaria de Assistência Social promove curso de capacitação através do Programa Acessuas Trabalho

Promover a capacitação profissional para possibilitar melhores condições para quem pretende a inserção no mercado de trabalho é um dos principais objetivos do curso de capacitação em assistente administrativo promovido pela Secretaria de Assistência Social, através do Programa Acessuas Trabalho. O curso foi gratuito, contando apenas com a doação de um quilo de alimento – que será destinado a uma instituição filantrópica – e ocorreu entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro, na Câmara Municipal de Águas Vermelhas. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu na última terça-feira (13).

O programa Acessuas Trabalho tem por meta mobilizar, encaminhar e acompanhar pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social para o acesso às oportunidades de trabalho e emprego. A proposta do programa é desenvolver ações de articulação, mobilização e encaminhamento para garantia do direito de cidadania e inclusão ao mundo do trabalho, viabilizando o acesso a cursos de qualificação e formação profissional, bem como promovendo ações de inclusão produtiva e serviços de intermediação de mão- de- obra.

De acordo com a técnica do Programa Acessuas Trabalho, Alinêdia Alves, o curso visou não só promover a capacitação profissional de quem pretende entrar no mercado de trabalho, como também qualificar quem já está inserido e pretende aperfeiçoar os seus conhecimentos, podendo pleitear, inclusive, uma promoção profissional. “Essa também pode ser uma maneira de trabalhar a autoestima das pessoas através do convívio social”, conta.

A secretária de Assistência Social, Nayara Araújo, explica que “esse tipo de curso é uma maneira de garantir à população de Águas Vermelhas meios para que as pessoas estejam capacitadas para a busca de melhores condições tanto de trabalho, quanto de vida”, finaliza.