Secretaria Assistência Social promove I Encontro Coletivo do Programa Criança Feliz no distrito de Machado Mineiro

0

Promover a integração social e oficializar a implementação do projeto na localidade foram os objetivos do I Encontro Coletivo do Programa Criança Feliz, promovido pela Secretaria de Assistência Social, na manhã desta quarta-feira (13), no distrito de Machado Mineiro. Após a sua expansão no município, o projeto passou a atender a mais de setenta famílias só na comunidade.

De acordo com a visitadora do Programa Criança Feliz, Shaiane Alves, uma das maiores dificuldades encontradas na adesão das atividades do projeto pelas famílias é conscientizar a mãe da importância de se brincar com os filhos. “Algumas famílias têm realidades muito difíceis, como falta de saneamento básico ou noções básicas de saúde, por isso a necessidade do encaminhamento intersetorial”, afirma.

Mãe e beneficiária do programa, Sandra dos Santos, diz que, desde que começou a receber as visitas do programa, passou a dedicar mais tempo à sua filha, Camylly, uma criança de 2 anos. “Às vezes, por razão da correria do dia-a-dia, o tempo passa e acabamos não tirando um tempo para os nossos filhos. Notei que, após esse contato, ela está se desenvolvendo mais tanto cognitivamente, quanto socialmente”, conta.

Já Artemis Lopes, mãe de Benjamin, conta que o filho, mesmo após um ano de idade, tinha dificuldade em andar e, após uma simples orientação da visitadora do Criança Feliz, dentro de uma semana, a criança já havia superado essa dificuldade. “Eu já estava preocupada, mas depois que a técnica me orientou em como estimulá-lo, segui as orientações e, em poucos dias, ele que já tinha um ano e quatro meses e não andava, passou a andar”, afirma.

A secretária de Assistência Social, Nayara Araújo, explica que no distrito de Machado Mineiro a expansão do Programa se deu devido a alta demanda de famílias que se enquadram no perfil. “Hoje em todo o município de Águas Vermelhas existe essa dificuldade de se colocar em prática as políticas públicas. E a Prefeitura está tentando introduzir essas atividades afim de que todas as comunidades sejam atendidas pelos programas da Assistência Social”.

Ela reitera que “a população do distrito de Machado Mineiro já tem uma percepção maior dos seus direitos e deveres e de como buscá-los e isso torna mais fácil a inserção e a adesão dos projetos na localidade”, finaliza.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade