Prefeitura retoma convênio com o Cisnorje para atendimento de urgência e emergência do Samu 192 em Águas Vermelhas

A prefeitura de Águas Vermelhas retomou o convênio do município com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Nordeste/ Jequitinhonha – Cisnorje. O contrato tem como finalidade   a execução de ações e serviços de saúde  por meio do Atendimento Móvel de Urgência Macrorregional, abrangendo o gerenciamento do SAMU 192 e do Núcleo de Educação Permanente da macrorregião, seguindo as normas do Sistema Único de Saúde – SUS.

O serviço havia sido suspenso devido o não pagamento das parcelas mensais durante a gestão municipal anterior.  Depois de diversas tentativas, o atual governo municipal conseguiu renegociar a dívida com o Cisnorje para a retomada do atendimento na região. A dívida ultrapassa o valor de R$100 mil e poderia acarretar no bloqueamento das contas da prefeitura, gerando um colapso municipal.

A secretária Municipal de Saúde Valéria Lacerda explica que a finalidade da retomada do convênio é prestar um serviço de melhor qualidade para a população do município para urgência e emergência, com profissionais exclusivamente treinados,  ambulância adequada e equipamentos direcionados para este tipo de suporte.  “O Samu 192 possibilita maiores probabilidades de salvar vidas. Com uma equipe apropriada e uma ambulância estruturada,  a condição de remoção de um paciente é muito maior. Sem contar que, caso haja a necessidade, os atendimentos poderão ser feitos no próprio veículo”, afirma.

A equipe da saúde municipal passará por um treinamento para que os profissionais sejam capazes de identificar cada necessidade de atendimento, bem como dar o direcionamento adequado de acordo com a necessidade do paciente. A previsão é que o serviço comece a ser oferecido a partir do próximo mês.

Para o prefeito Valdecy José de Souza é uma satisfação muito grande fazer com que esse serviço volte a ser oferecido para a população do município, uma vez que, através dele, o atendimento da saúde de Águas Vermelhas se tornará mais ágil e eficaz beneficiando a todos.

O que é Samu 192?

O SAMU 192 é um serviço brasileiro de atendimento às urgências pré-hospitalares e tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, psiquiátrica, entre outras, que possam levar ao sofrimento, sequelas ou mesmo a morte. Para mais informações acesse: http://cisnorje.saude.mg.gov.br/2016/quando-chamar-o-samu/