Prefeitura promove mutirão de cirurgia de catarata

A Prefeitura de Águas Vermelhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, neste domingo (17), um mutirão de cirurgias de catarata, no qual foram efetuados 25 procedimentos em pacientes do município. Promovido em parceria com a Prefeitura de Medina, no Hospital Santa Rita, as intervenções foram gratuitas. Desde o ano de 2017, 85 cirurgias de catarata foram realizadas em pacientes do município de Águas Vermelhas, por meio da Prefeitura.

A doença de catarata é uma das principais causas da cegueira no mundo e é caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural localizada nos olhos e que tem como função propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. Responsável por 20 milhões de cegos no mundo, no Brasil cerca de 350 mil pessoas apresentam a cegueira por conta da doença. No entanto, a perda de visão é reversível com a cirurgia.

A intervenção é relativamente simples, dura cerca de 20 minutos e, na maioria dos casos, é feita apenas com colírios e leve sedação. Após o procedimento, o paciente retorna para casa e tem a indicação de permanecer em repouso. Geralmente, a visão retoma a normalidade dentro de algumas horas e o paciente poderá retomar às suas atividades habituais após alguns dias