Prefeitura de Águas Vermelhas irá aderir à paralisação dos municípios mineiros na próxima terça-feira (21)

A Prefeitura Municipal de Águas Vermelhas irá aderir à paralisação dos municípios mineiros na próxima terça-feira (21). Impulsionado pela Associação Mineira dos Municípios (AMM), o movimento “Basta! Chega de confisco”, convoca todos os prefeitos e servidores públicos municipais a participarem da mobilização promovida em Belo Horizonte no dia 21 de agosto. A mobilização visa explicitar para a sociedade a situação financeira das prefeituras do estado, decorrente dos constantes atrasos nos repasses do Governo Estadual.

A dívida do Estado com os municípios mineiros ultrapassou os R$ 8 bilhões, e as prefeituras já não têm como arcar com serviços básicos e essenciais para a população. No Município de Águas Vermelhas, o débito já chega a R$4.190.217,77. A paralisação pretende cobrar um posicionamento do Governo Estadual com relação à falta de repasse às prefeituras, particularmente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que tem inviabilizado o pagamento dos servidores municipais da Educação.

O prefeito Valdecy José de Souza estará presente na mobilização na capital mineira, onde gestores de todo o estado se concentrarão na Cidade Administrativa, de onde seguirão, em carreata, até o Palácio da Liberdade. O objetivo do movimento é evitar um colapso nos caixas das prefeituras mineiras e a paralisação de serviços em todas as áreas fundamentais como saúde, educação e assistência social – mais afetadas pela falta de repasses de recursos do Estado aos municípios.