Começa hoje a Campanha Anual de Vacinação Antirrábica em Águas Vermelhas

A Prefeitura Municipal de Águas Vermelhas, por meio da Secretaria de Saúde, deu início hoje à Campanha de Vacinação Antirrábica 2018. A ação vai até o dia 31 de Agosto e tem como meta vacinar, pelo menos, 80% da população de cães e gatos do município, cerca de 2.100 animais.

Segundo a coordenadora de Endemias e Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde, Vanderleia Almeida, a vacina contra raiva é gratuita e deve ser aplicada, em dose única, uma vez por ano, em cães e gatos e os protege, bem como a toda população, contra o vírus da raiva. “A vacina é a única maneira de prevenir a doença, que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus, sendo considerada fatal em quase totalidade dos casos”, afirma. A coordenadora alerta que, embora a raiva esteja controlada, isso não isenta a população de levar os animais para vacinação anual.

A raiva é uma zoonose quase erradicada atualmente, porém, muito temida. Isso porque a taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas mamíferos, é de quase 100%.  Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental.  O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida. Nos cachorros essa doença é conhecida como raiva canina.

A Prefeitura disponibilizará pontos de vacinação em diversos bairros da cidade. Os animais só serão vacinados a partir dos três meses de idade. Na zona rural, a campanha já foi realizada entre o período de 6 de junho a 22 de agosto.  Para aqueles que não conseguirem levar os animais durante a campanha, a vacina estará disponível no Centro de Endemias, localizado na Rua Urbano Lopes, Bairro Centro, S/N, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.