Campanha de vacinação infantil contra sarampo e poliomielite começa na próxima segunda-feira (6)

Começa na próxima segunda-feira (6) a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite.  A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 95% da população de crianças com idades entre 12 meses e menores de 5 anos, incluindo as que receberam vacinas anteriormente. O dia D de vacinação será no dia 18 de agosto e a campanha se estenderá até o dia 31 deste mês. As unidades de saúde com salas de vacinação do município de Águas Vermelhas estarão mobilizadas tanto para a campanha, quanto para a atualização de carteiras de vacinação de grupos de pessoas de demais faixas etárias.

A Organização Mundial de Saúde declarou, em 2016, a região das Américas área livre do sarampo. Contudo, em 2018 o vírus foi detectado em 11 países do continente. A Venezuela é o país com maior incidência da doença, concentrando 85% dos casos. Com a crise financeira e política no país, muitos venezuelanos têm buscado abrigo em países vizinhos, entre eles o Brasil, o que pode ter ajudado a disseminar a doença. No território brasileiro já foram registrados casos de sarampo em seis estados: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas. Nesses dois últimos estados, a situação é de surto, segundo o Ministério da Saúde. Após a detecção dos casos, o Governo Federal lançou no ano de 2018 uma nova Campanha Nacional de Vacinação.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Luzia Fernanda Das Virgens, a mobilização da campanha tem como finalidade erradicar as doenças que estão retornando ao cenário nacional após muitos anos de extinção. “Muitos pais não têm o compromisso com a vacinação dos seus filhos e muitos adultos também não atualizam as suas carteiras vacinais. A Secretaria Municipal de Saúde elaborou uma busca em todo o município e foi detectado que muitas pessoas sequer possuem cartões de vacina. Por esses motivos essas doenças têm retornado ao cenário nacional. Isso é alarmante”. Ela complementa, ainda, que Águas Vermelhas ainda não detectou casos de nenhuma dessas doenças, uma vez que o município se destaca com relação à vacinação, quando comparado aos municípios da Gerência Regional de Saúde, e tem ultrapassado, inclusive, as metas estipuladas pelo estado. “Aproximadamente mil crianças deverão ser vacinadas no município durante a campanha”, explica.

Movimento anti-vacinação

Nos últimos anos, muitas informações acerca dos efeitos colaterais e sobre a ineficácia das vacinas têm gerado controvérsias, fazendo com que o movimento anti-vacinação ganhe cada vez mais força gerando a consequente queda da procura pelas vacinas. Os grupos são impulsionados por meio de páginas nas redes sociais que divulgam, sem base científica, supostos efeitos colaterais ocasionados pela vacinação. O avanço desses movimentos já preocupa o Ministério da Saúde, que observa queda no índice de cobertura de alguns imunizantes oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Organização Mundial de Saúde, vacinar é uma das formas mais efetivas e de menor custo para reduzir a mortalidade infantil.

Imunização de adultos

A vacina é a única maneira de se prevenir o sarampo e, mesmo os adultos que não foram vacinados na infância contra a doença, devem procurar os postos de vacinação e se imunizar. A recomendação é que as pessoas com até 29 anos de idade tenham em sua caderneta duas doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Já quem tem entre 30 e 49 anos deve ter na caderneta de vacinação uma dose da vacina tríplice viral. Se a pessoa não tiver tomado as doses recomendadas, ou não souber se tomou ou não, a recomendação é procurar uma unidade de saúde para receber orientações.

Unidades de Saúde com salas de vacinação no Município de Águas Vermelhas:

Águas Vermelhas: Endereço: Rua Sete de Setembro. S/N. Centro.
Distrito de Machado Mineiro: Endereço: Rua Para. N° 248.
Distrito de Itamarati: Endereço: Rua Netércio de Almeida. S/N.

As unidades de saúde estarão funcionando durante a campanha entre 7h00min e 17h00min, sem intervalo. Estarão disponíveis na campanha as vacinas VIP e VOP (contra poliomielite) e tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), além de todas aquelas do calendário de rotina vacinal. Para mais informações dirija-se à unidade de saúde mais próxima ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde por meio do telefone: (33) 3755 – 1543.