Campanha “Cidade Limpa” conscientiza a população acerca do seu papel na manutenção da limpeza urbana

A Prefeitura de Águas Vermelhas lançou a campanha “Cidade Limpa”, visando conscientizar a população do Município quanto ao seu papel na manutenção de um ambiente mais limpo, saudável e agradável para todos.

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos tem realizado semanalmente a coleta tanto de entulhos, quanto de lixo doméstico. “Seguindo um cronograma semanal, a Prefeitura tem feito a sua parte realizando a devida coleta. Contudo, muitos moradores têm descartado lixo e entulho de maneira indiscriminada e isso tem gerado muitos transtornos para a população”, afirma o chefe do Departamento de Serviços Urbanos, Marcos Aurélio Luz.

Descartar lixo de maneira inadequada ocasiona em sérios problemas, atrai animais peçonhentos, fere leis ambientais e as normas de manutenção da saúde e da limpeza urbana. Nesse sentido, a partir do próximo dia (20) toda coleta de entulho será feita pela Prefeitura somente mediante a emissão da Guia de Recolhimento de Entulhos, que deverá ser devidamente preenchida e entregue ao Departamento de Serviços Urbanos. O setor realizará o agendamento para a efetuação da coleta.

Evitando o descarte inadequado em vias, terrenos e rios, o cidadão exerce a sua cidadania e contribui com a manutenção da limpeza urbana. Com a incorporação de simples atitudes cotidianas, a população minimiza grandes problemas. O serviço de limpeza urbana é uma obrigação da Prefeitura, mas manter a cidade limpa é um dever de todos.

Orientações importantes:

• Jogar lixo doméstico ou entulho em calçadas, praças, ruas ou quaisquer locais públicos acarretará em multa. O infrator será penalizado administrativamente pela Prefeitura e será denunciado ao Ministério Público pelo descumprimento da Lei.
  • Em caso de construção ou reformas, o morador deverá depositar cargas de areia, brita e demais materiais nos limites de sua propriedade. O descumprimento acarretará em multa e penalização ao infrator.
  • Os estabelecimentos comerciais que fazem entrega em domicílio também sofrerão penalização, caso descarreguem blocos, areia e brita nas calçadas ou vias públicas.