1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF acontece em Águas Vermelhas

A Prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram, na última quarta-feira (29), o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF. O encontro ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores e contou  com a participação da sociedade civil organizada, por meio de entidades como Conselho Tutelar, Comissão Intersetorial, adolescentes que integram o Núcleo de Cidadania Adolescente (NUCA), representantes de escolas municipais, além de membros dos Poderes Executivo e Legislativo do município. Os objetivos do evento foram promover a participação social dentro das ações do Selo UNICEF e planejar metas para melhoria da assistência a crianças e adolescentes.

Durante a ação, os representantes do poder público municipal expuseram os indicadores sociais e políticas públicas que têm sido implementadas no município. Além disso, também houve a exposição de algumas atividades que vêm sendo desenvolvidas por meio de projetos, a exemplo dos realizados pelo NUCA, que tem como objetivo sociabilizar adolescentes.

A secretária Municipal de Assistência Social Nayara Araújo explica que o Fórum é uma etapa obrigatória para a obtenção do Selo UNICEF e visa reunir o poder público junto às instituições e a comunidade para a mobilização em prol de políticas públicas para crianças e adolescentes. “Esse é o momento para se sugerir propostas para que possamos criar um plano de ação e consigamos executar políticas públicas da forma mais eficiente possível e para tal a participação da sociedade civil é fundamental”, afirma.

O Fórum foi uma etapa obrigatória para a continuidade do município no programa e visou construir e fortalecer os eixos que contribuirão para a melhoria das políticas públicas voltadas para as áreas de saúde, educação e assistência social, bem como montar o plano de ação para o biênio de 2018 a 2020. A partir dele, foram traçadas ações a serem trabalhadas nos próximos dois anos no município. Nos grupos de trabalho, os participantes trataram dos seguintes temas: direito ao Registro Civil, evasão escolar, programas, serviços e benefícios sociais para famílias vulneráveis, alimentação infantil, gravidez na adolescência, pré-natal, óbito materno, qualidade da educação, direito à vida e violência contra a criança e o adolescente.

A articuladora local do Selo UNICEF Eunídia Luz diz que a realização do Fórum é de suma importância, uma vez que, através dele, a comunidade se conscientiza dos serviços oferecidos no município e quais ações estão sendo realizadas para se combater as formas de violência contra a criança e o adolescente. “É o momento de se analisar a situação das crianças e dos adolescentes e de procurar ações desenvolvidas e combater as situações de vulnerabilidade a que eles estejam expostos”, enfatiza.

Selo UNICEF

O Programa Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância e tem como finalidade reduzir as desigualdades, garantir os direitos das crianças e dos adolescentes do Semiárido e da Amazônia brasileira. Dessa maneira, visa fortalecer a gestão municipal e aperfeiçoar as políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência nos municípios participantes, garantindo a participação e a mobilização social. Para mais informações acesse: http://www.selounicef.org.br/